Lição 02: O Livro de Rute – Lição Adultos CPAD – 3º Trimestre 2024

Neste comentário – antes de apresentarmos a análise exegética da lição (disponível abaixo) – julgamos necessário adicionar informações introdutórias ao livro de Rute, visando melhor compreensão deste estudo.


Apresentação Teológica do Livro de Rute

O livro de Rute é uma pequena joia dentro do cânon bíblico, que narra uma história de lealdade, redenção e providência divina. Situado no período dos juízes, Rute oferece um contraste reconfortante em meio ao cenário de apostasia e desordem descrito no livro de Juízes. A história de Rute e Noemi não apenas revela o cuidado de Deus pelos indivíduos, mas também estabelece importantes temas teológicos que ressoam através das Escrituras até os dias atuais.

Contexto Histórico e Cultural

  1. Período dos Juízes: Rute se passa durante um período turbulento na história de Israel, quando a nação estava em transição entre a liderança dos juízes e o estabelecimento da monarquia sob Saul e Davi. Esse período é caracterizado por ciclos de apostasia, opressão e redenção, conforme descrito no livro de Juízes.
  2. Localização Geográfica: A história se inicia em Belém de Judá e se estende até Moabe. Belém é significativo não apenas como o local de nascimento do rei Davi, mas também como um símbolo da esperança messiânica. Moabe, por outro lado, era uma nação vizinha frequentemente associada a conflitos e tensões com Israel.
  3. Cultural e Social: Rute oferece insights sobre costumes e práticas familiares na sociedade antiga, incluindo a prática do casamento levirato (em que um parente próximo se casa com a viúva de seu parente falecido para assegurar a continuidade da linhagem), além das questões de segurança e sustento enfrentadas por viúvas naquela época.

Estrutura e Conteúdo

  1. Capítulo 1: Introdução dos personagens principais (Noemi, Elimeleque, Malom, Quiliom e Rute), a migração da família para Moabe devido à fome em Israel, e as tragédias que acometem a família (mortes de Elimeleque, Malom e Quiliom). A decisão de Noemi de retornar a Belém após ouvir que Deus havia provido alimento para o seu povo.
  2. Capítulo 2: A chegada de Rute e Noemi a Belém, a providência divina que leva Rute a colher nas terras de Boaz, e o encontro entre Boaz e Rute. Boaz demonstra hesed (lealdade amorosa) ao oferecer proteção e sustento a Rute, reconhecendo sua reputação de ser uma mulher virtuosa.
  3. Capítulo 3: Noemi instrui Rute a agir conforme os costumes judaicos, o que resulta na proposta de casamento de Boaz. Este capítulo enfatiza a confiança e obediência de Rute, assim como a boa reputação de Boaz.
  4. Capítulo 4: Boaz assegura o direito de resgate de Noemi, casando-se com Rute. A linhagem de Davi é revelada ao final deste capítulo.

Temas Principais

  1. Proteção e Providência Divina: O livro de Rute destaca a providência cuidadosa de Deus mesmo em tempos de dificuldade e desespero.
  2. Lealdade e Hesed: A relação entre Rute e Noemi, assim como entre Rute e Boaz, exemplifica a importância da lealdade e do amor misericordioso (hesed) na vida do povo de Deus.
  3. Redenção e Continuidade da Linhagem: A inclusão de Rute na linhagem de Davi destaca a redenção pessoal e a importância da continuidade da promessa divina.

Aplicação Teológica

O livro de Rute nos convida a refletir sobre a fidelidade de Deus em todas as circunstâncias, mesmo quando não podemos ver claramente Sua mão agindo. Ele nos lembra da importância de agir com hesed uns para com os outros, especialmente em relação aos mais vulneráveis. Além disso, a inclusão de Rute na genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1:5) ressalta que Deus usa até mesmo estrangeiros e gentios para cumprir Seus planos de redenção universal.


Esboço Analítico do Livro de Rute

Capítulo 1: A Partida de Belém e as Tragédias em Moabe

  • Versículos 1-2: Introdução dos personagens principais e contexto histórico.
  • Versículos 3-5: Migração para Moabe devido à fome em Israel; mortes de Elimeleque, Malom e Quiliom.

Capítulo 2: A Providência em Belém

  • Versículos 1-3: Chegada de Rute e Noemi a Belém.
  • Versículos 4-17: Rute encontra favor ao colher nas terras de Boaz; Boaz demonstra hesed ao oferecer proteção e sustento.

Capítulo 3: Plano de Noemi e a Boaz

  • Versículos 1-5: Noemi instrui Rute a buscar a proteção de Boaz.
  • Versículos 6-18: Rute segue as instruções de Noemi; Boaz aceita a proposta de Rute.

Capítulo 4: Redenção e Restauração

  • Versículos 1-12: Boaz assegura o direito de resgate de Noemi; casamento com Rute.
  • Versículos 13-22: Revelação da linhagem de Davi através de Rute e Boaz.

O livro de Rute é uma história rica em significado teológico, cultural e histórico. Ele nos lembra do amor e da fidelidade de Deus para com Seu povo, da importância de agir com lealdade e bondade uns para com os outros, e da maneira como Deus trabalha por meio de indivíduos fiéis para cumprir Seus propósitos redentores. Ao estudarmos Rute, somos desafiados a viver com confiança na providência divina e a demonstrar hesed em todas as nossas relações.


Comentário Exegético de Rute 1:1-5

Rute 1:1 – “Nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.”

  • בִּימֵי (bimei): Significa “nos dias de”. Este termo indica um período específico na história de Israel, o tempo dos juízes, caracterizado por instabilidade política e espiritual (cf. Juízes 21:25).
  • רָעָב (ra’av): Significa “fome”. Fomes eram eventos recorrentes na Bíblia que frequentemente sinalizavam provações e juízos de Deus (cf. Gênesis 12:10; 41:56-57).

Contexto Histórico e Cultural: O período dos juízes (aproximadamente 1200-1020 a.C.) era uma época de desordem e falta de liderança central em Israel. A fome leva Elimeleque e sua família a migrarem para Moabe, um território estrangeiro e muitas vezes hostil (cf. Números 25:1-3).


Rute 1:2 – “E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher Noemi, e os nomes de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe, e ficaram ali.”

  • אֱלִימֶלֶךְ (Elimeleque): Significa “meu Deus é rei”. Este nome pode ser visto como irônico dado o contexto de fome e migração, sugerindo uma fé em Deus em tempos difíceis.
  • נָעֳמִי (Noemi): Significa “agradável” ou “doçura”. O nome de Noemi contrasta com suas futuras experiências amargas (cf. Rute 1:20-21).

Contexto Teológico: Os nomes dos personagens muitas vezes refletem seu destino ou papel na narrativa. A migração para Moabe, uma terra associada a idolatria e inimizade com Israel, é significativa (cf. Deuteronômio 23:3-6).


Rute 1:3 – “E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos.”

  • וַיָּמָת (vayamat): Significa “morreu”. A morte de Elimeleque deixa Noemi desprotegida em uma terra estrangeira, aumentando seu sofrimento.
  • נִשְׁאֲרָה (nish’arah): Significa “ficou”. Este verbo enfatiza a solidão e vulnerabilidade de Noemi após a morte do marido (cf. 2 Reis 4:1).

Contexto Social: A morte de Elimeleque torna a situação de Noemi e seus filhos precária, pois, na sociedade patriarcal de Israel, as mulheres dependiam dos homens para proteção e sustento.


Rute 1:4 – “E tomaram para si mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.”

  • נָשִׁים (nashim): Significa “mulheres”. Os casamentos com mulheres moabitas podem ser vistos como problemáticos, dado o histórico de tensões entre Israel e Moabe (cf. Deuteronômio 7:3-4; Esdras 9:1-2).
  • רוּת (Rut): Significa “amizade” ou “companhia”. O nome de Rute sugere seu papel de lealdade e devoção, que se desenrola ao longo da narrativa.

Contexto Histórico: Casamentos interétnicos eram comuns, mas frequentemente desaprovados, devido ao perigo de sincretismo religioso. No contexto de Moabe, isso poderia sugerir uma assimilação cultural e religiosa.


Rute 1:5 – “E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.”

  • חָלְיוֹן (Chalyon): Significa “fraqueza” ou “desfalecimento”. O nome de Quiliom reflete uma conotação negativa, sugerindo sua vulnerabilidade.
  • שְׁנֵי (shenei): Significa “dois”. A repetição enfatiza a perda total e o desamparo de Noemi, agora sem qualquer suporte familiar masculino (cf. 1 Samuel 2:5).

Contexto Teológico: A morte dos filhos de Noemi aumenta seu sofrimento e solidão, preparando o cenário para a demonstração de hesed (lealdade e bondade) de Rute e a providência divina que se seguirá (cf. Rute 4:13-17).


Rute 1:1-5 estabelece o cenário para a narrativa, introduzindo temas de perda, migração e desamparo. As palavras-chave em hebraico sublinham a profundidade da situação de Noemi e a importância dos nomes na narrativa bíblica. O contexto histórico e cultural de Israel durante o período dos juízes, combinado com a migração para Moabe e os casamentos interétnicos, prepara o leitor para entender as dificuldades enfrentadas pelas personagens e a eventual redenção que ocorre através da fidelidade de Rute e a providência divina.

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