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Dinâmica Rápida. Espelho, espelho meu: sou mais Mardoqueu ou Hamã?”

Nesta dinâmica rápida o objetivo é levar os participantes a identificarem atitudes de orgulho e humildade, e refletirem sobre suas próprias ações.

Materiais:

  • Dois cartazes ou folhas grandes: um com o nome “Mardoqueu” e outro com o nome “Hamã”.
  • Fita adesiva ou algo para fixar os cartazes na parede.
  • Tiras de papel com as seguintes frases (adapte a quantidade de acordo com o número de participantes):
    • “Denunciar uma injustiça, mesmo com medo das consequências.” (Mardoqueu)
    • “Buscar vingança por se sentir ofendido.” (Hamã)
    • “Reconhecer os próprios erros e pedir perdão.” (Mardoqueu)
    • “Exigir que todos se curvem diante de você.” (Hamã)
    • “Permanecer fiel aos seus princípios, mesmo sob pressão.” (Mardoqueu)
    • “Sentir inveja do sucesso dos outros.” (Hamã)
    • “Orar por aqueles que te perseguem.” (Mardoqueu)
    • “Usar o poder para prejudicar aqueles que você não gosta.” (Hamã)

Desenvolvimento:

  1. Preparação (2 minutos):
    • Fixe os cartazes “Mardoqueu” e “Hamã” em paredes opostas da sala.
    • Distribua aleatoriamente as tiras de papel entre os participantes.
  2. Atividade (5 minutos):
    • Peça aos participantes que leiam a frase em sua tira de papel e decidam se ela representa uma atitude de Mardoqueu ou de Hamã.
    • Em seguida, cada um deve ir até o cartaz correspondente e colar sua tira de papel abaixo do nome.
  3. Reflexão (3 minutos):
    • Após todos terem colado suas tiras, faça uma breve reflexão com o grupo:
      • “Quais atitudes nos aproximam de Mardoqueu e quais nos aproximam de Hamã?”
      • “Em quais situações da nossa vida agimos mais como Mardoqueu ou como Hamã?”
      • “Como podemos cultivar a humildade e evitar o orgulho em nosso dia a dia?”
30 Dinâmicas Criativas Para a Escola Dominical
30 Dinâmicas Criativas Para a Escola Dominical

Dicas:

  • Se o tempo for curto, peça aos participantes que apenas leiam suas frases em voz alta e digam a qual personagem pertencem, sem necessidade de colar nos cartazes.
  • Incentive a participação de todos, mas respeite aqueles que preferirem não compartilhar suas reflexões em voz alta.
  • Enfatize que o objetivo da dinâmica é promover a autoanálise e o crescimento espiritual, não julgar ou apontar o dedo para ninguém.

Adaptação:

  • Se a turma for grande, divida-a em grupos menores para facilitar a participação e a discussão.
  • Para turmas mais reflexivas, peça que cada um escolha uma atitude de Mardoqueu que desejam cultivar em sua vida e compartilhem com o grupo como pretendem fazer isso.

Lembre-se que o professor terá tempo para aprofundar a lição e discutir os textos bíblicos em detalhes após a dinâmica.

Você também pode se interessar por esta dinâmica sobre Hamã, a Roda da Conspiração

Foto de Silvio Costa

Silvio Costa

Evangelista (COMADEESO / CGADB), Articulista, Conferencista, Escritor, Conteudista (ESTEMAD), Professor de Teologia (SEET / FATEG) e Gestor Hoteleiro por Profissão
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